quinta-feira, 27 de agosto de 2009

Folclore na escola

O professor Marcelo Gardini nos conta como desenvolveu o tema folclore com seus alunos.
A partir de um texto jornalistico - Folclore: Você tem medo de quê? Publicado no jornal Estado de Minas,o qual foi lido, discutido e analisado pelos alunos,foram desenvolvidas atividades sobre o tema em questão, culminando com um belo painel de classe,confeccionado pelos alunos.

Paineis da sala 420 - Professor Marcelo Gardini


(clique nas fotos para ampliá-las)

















A professora Adriana, da sala (419), diz que pode perceber como os alunos gostaram de participar do projeto "F
olclore". Conta que a sala foi dividida em grupos e que cada grupo teve o compromisso de contar uma lenda. Durante as atividades os alunos puderam se expressar através da música,confecção de cartazes, mural, brincadeiras etc.
Adriana comenta que trazer a cultura popular é um grande desafio, pois a verdadeira cultura é o folclore.
Trabalhos apresentados pelos alunos

( Clique nas fotos para ampliá-las)






19 comentários:

  1. Adriana, parabéns pelo belo trabalho sobre o folclore !
    Também não poderia ser de outra forma, pois vc é realmente uma profissional muito especial!
    Avante!
    Um abraço,
    Marcelo Gardini

    ResponderExcluir
  2. Parabéns professora Adriana e alunos! É muito bom ver práticas pedagógicas envolvendo a turma na construção do conhecimento. Continuem realizando atividades coletivas como essas porque é assim que crescemos e adquirimos condições de viver em grupo compartilhando os saberes. Abraço, Joyce.

    ResponderExcluir
  3. Professor Marcelo Gardini, parabéns pelo belo trabalho realizado com seus alunos sobre o folclore! Valorizar a cultura popular é uma forma de manter viva as tradições do nosso país.
    Parabéns aos alunos e a todos os profissionais da E.E.Sandoval de Azevedo!
    Um abraço,
    Adélia ,NFIII C -UEMG

    ResponderExcluir
  4. Parabéns, professor Marcelo e alunos! Gostei muito de ver os paineis construídos por vocês. Foi bom rever nas imagens o meu amigo Marcelo e ex-alunos. Sucesso para vocês! Abraço Joyce.

    ResponderExcluir
  5. Folclore é cultura! Parabens pelo trabalho com os alunos e a valorização da cultura popular!
    Bjos Gertrudes

    ResponderExcluir
  6. Também quero parabenizar a EE Sandoval de Azevedo, pela organização e empenho de todos que fazem esta escola ser ainda melhor. Não esquecendo de dizer que tomei conhecimento através do professor Marcelo Gardini.
    Ubaldina / NF 3C / UEMG

    ResponderExcluir
  7. Professor Marcelo Gardini, é emocionate ver sua paixão e dedicação por essas crianças. Seu trabalho é uma inspiração para mim como futura pedagoga. Parabéns à Escola Sandoval de Azevedo por mais um ano de luta pela boa EDUCAÇÃO!
    Elisiane, NF III C- UEMG

    ResponderExcluir
  8. A todos professores e funcionários da Escola Estadual Sandoval de Azevedo, meus parabéns pelo profissionalismo e dedicação à educação do nosso país!
    Elisiane Barros NF III C, UEMG

    ResponderExcluir
  9. Professor Marcelo Gardini a cada novo traçar da minha caminhada como futura pedagogo espero encontrar profissionais assim como vc que nos mostra o amor pelo educar,e nos incentiva a cada dia a não ser apenas mais um mas, nos destacar como futuras professoras, meus parabens por esse belo trabalho!
    juliana Oliveira NF IIIC, UEMG

    ResponderExcluir
  10. Professor Marcelo Gardini a cada novo traçar da minha caminhada como futura pedagoga espero encontrar profissionais assim como vc que nos mostra o amor pelo educar,e nos incentiva a cada dia a não ser apenas mais um, mas sim a nos destacar como futuras professoras, meus parabens por esse belo trabalho!
    juliana Oliveira NF IIIC, UEMG

    ResponderExcluir
  11. Parabéns a toda comunidade escolar Sandoval de Azevedo! Por essas apresentações podemos ver que ainda existe gente séria e que se preocupa com a educação neste país, que não deixam a peteca cair mesmo diante do descaso e não valorização do professor por parte do governo.
    Parabéns Professor Marcelo Gardini.Sucesso a todos.Abraço.
    Maria Lúcia NF IIIC, UEMG

    ResponderExcluir
  12. Tenho a onrra de ser aluna do professor Marcelo,
    que nos ensina sobre a GRIPE SUINA para que sabemos nos previnir sobre esse virus.
    Obrigada professor por tomar tantos cuidados com agente te adoro até quando você e bravo um pulquinho!!

    beijos da sua aluna Renata Silva Costa

    ResponderExcluir
  13. ************************************************Tenho a honra de ser aluna do profesor Marcelo,que nos ensina sobre a Gripe Suína,para que assim possamos nos prevenir.
    Obrigada professor,por tomar tantos cuidados conosco.
    Te adoro em todos os momentos !
    Beijos
    De sua aluna Renata Silva Costa********************

    ResponderExcluir
  14. Eu também tive a enorme honra de ser aluna do Professor Marcelo Gardini, que dentre tantas coisas ensinou-me a planejar as aulas, elaborar projetos de trabalho, enfim ser professora, no sentido literal que a profissão significa. Uma pessoa tão maravilhosa merece todo reconhecimento, carinho e estima por nós professores que assumimos de coração essa missão que é gratificante!!!

    Parabéns pelo seu exemplo, meu querido professor e amigo!!!

    Um beijão da sua aluna Jacqueline - FaE/UEMG

    ResponderExcluir
  15. Quero parabenizar a Escola Estadual Sandoval de Azevedo pela brilhante idéia de dar publicidade ao trabalho pedagógico realizado.

    Aproveito a oportunidade para parabenizar meu querido professor Marcelo Gardini que ensinou-me dentre tantas coisas: a ensinar, a planejar, a elaborar projetos de trabalho, enfim ser professora...

    Ao ver o trabalho realizado por ele emociono-me e tenho a certeza que a missão de ensinar é muito gratificante e merece, portanto, reconhecimento de todos nós professores.

    Um beijão da sua ex-aluna e amiga Jacqueline FaE/UEMG

    ResponderExcluir
  16. Muito bom os trabalhos sempre muito coloridos, a cratividade das crianças sempre surpreendendo, educando o futuro que esse pais pode melhorar ne ta de parabéns Marcelo Gardini pelo trabalho que fez com elas e que vem fazendo também com a gente que vamos ser futuras educadoras temos muito a aprender com você ainda. Obrigado por nos ajudar sempre.
    Parabéns pra as crianças.
    Aluna Monique Meire - III C - UEMG

    ResponderExcluir
  17. Turminha,

    adorei a atividade sobre FOLCLORE.
    Os painéis ficaram coloridos e muito legais.
    Continuem caprichando e aprendendo muito com o professor Marcelo, pois ele é nota 10!
    Parabéns para vocês!

    MÔNICA VAN
    PEDAGOGIA - NFIIIC- UEMG

    ResponderExcluir
  18. OLA SOU DÁ SALA 19 ESTOU QUI PRA DIZER QUE AS MENINAS DA SALA 20 ESTAO DE PARABENS E A 19 ESTÁ DE PARABENS TAMBEM BJBJBJBJBJBJB PARA TODOS VOCê ASS BÁRBARA DA SALA 419 QUERO MANDAR UM ABRAÇO PARA A MARILENE E A GERTRUDES AMO VOCÊS EU NÃO TENHO PALAVRAS PARA VOCÊS BJBJJJBBBBJJB

    ResponderExcluir
  19. vc e um acelente professor fui seu aluno a +ou- 9 anos atras

    ResponderExcluir