quarta-feira, 26 de agosto de 2009

Escola Estadual Sandoval de Azevedo 83 anos educando



Escola Estadual “Sandoval de Azevedo”

Prof. Marcelo Gardini Almeida

A E.E. “Sandoval de Azevedo “ é um dos maiores e mais antigos educandários de Belo Horizonte.
Teve início com a proposta política educacional para ampliação da Rede Pública Estadual, que aconteceu na déca
da de vinte. Recebendo o nome de Escolas Reunidas.
Em 1926, iniciou-se a construção desta escola que foi inaugurada em 26 de agosto deste mesmo ano, no governo de Fernando
de Melo Viana e teve como patrono, o então Secretário do Interior, Sandoval de Azevedo.
Em 17 de março de 1928, o governa
dor de estado, Antônio Carlos Ribeiro de Andrade, através do decreto 8.331 transforma a “Escola Reunidas” em Grupo Escolar “Sandoval de Azevedo “ , em homenagem ao político e banqueiro, o advogado Sandoval Soares de Azevedo.
Na década de 70, em decorrência às modific
ações da Lei de Diretrizes e Bases da Educação/71 ( LDB ) , a escola passa a chamar-se Escola Estadual “Sandoval de Azevedo “.
Está localizada à Rua Pouso Alegre, 2382, no bairro Horto, onde com certeza, vem contribuindo para o desenvolvimento da comunidade escolar, fazendo história junto às famílias e conduzindo seus alunos ao exercício da verdadeira cidadania.
Este Educandário oferece as cinco primeiros anos do ensino fundamental e durante 83 anos, vem contribuindo em prol de uma sociedade melhor e mais justa.
Suas diretoras foram:

1ª Albertina Guedes.
2ª Edna Santa Rosa.
3ª Ondina Aparecida Nobre.

4ª Iracy Pessoa Gonçalves Duarte.
5ª Maria Cândida Caillaux.

É atualmente administrada por Maril
úcia Belo Paixão Sandenberg ( Malu )

A Escola Estadual “ Sandoval de Azevedo “ , orgulha-se de possuir em seu quadro docente e de funcionários, profissionais dedicados, compromissados e envolvidos com o trabalho em favor de uma educação de qualidade.


Mensagens recebidas em homenagem aos 83 anos da escola

À Escola Estadual Sandoval de Azevedo que a 83 anos vem educando gerações,prestamos com orgulho uma homenagem:

Agradecemos a dedicação,carinho,amor e respeito na formação de futuros cidadãos que serão a esperança do amanhã.


A escola é formada por pessoas que com suas atitudes e gestos constroem sua imagem.

Parabéns a todos que fazem,fizeram e farão parte dessa história de exemplo para nossa sociedade.


Parabéns Sandoval!

Michelle - mãe do Kauã de Castro ( Professora Nátala)

Agradecemos a todos os funcionários e a diretora Malu pelo carinho e amor!Vocês são responsáveis pelo sucesso da nossa escola.

Um abraço a todos.


Clara Pinheiro e família (professora Nátala)

Poema criado pelos alunos da turma 308 (Professora Rose)



Minha escola

Hoje é um dia especial
É o aniversário do Sandoval
Nossa escola faz 83 anos.
E isto é muito legal.

Aqui aprendo a ler e a escrever.
Para quando crescer,
Na vida vencer.

Na escola tenho amigos.
Que estão sempre comigo.
Com eles brinco e estudo.
E também descubro tudo.
26/08/09


Os alunos da Professora Joyce prestaram homenagem à escola através de uma interessante prática pedagógica. (sala 213) Clique na foto para ampliá-la



A da Professora Daniela fez com os alunos um cartão comemorando os 83 anos da escola. (Sala 120)



Clique nas fotos para ampliá-las















Os alunos do Professor Marcelo Gardini homenagearam a escola através de uma interessante Prática Pedagógica



Atividade dos alunos da sala 118, Professora Juçara

Em comemoração aos 83 anos cada aluno fez um desenho e em seguida uma produção de texto coletiva.
Juçara comentou que as crianç
as adoraram esta atividade e que está muito feliz com o desenvolvimento de seus alunos.

Nossa Escola

Escola Estadual Sandoval de Azevedo é o nome da nossa escola.
Ela é azul, bonita,grande,arejada,arborizada.
Malu é a diretora da nossa escola. Ela é uma ó
tima diretora.
Na nossa escola tem muitos alunos professores e funcionários.
Nós gostamos muito de estudar aqui.

Parabéns pelos seus 83 anos!

Alunos da professora Juçara


Foi sorteado um desenho para ser colocado a
qui.

Aluno Erick







32 comentários:

  1. Caras colegas: Rose, Daniela e Joyce.
    Como é bom ver o empenho de vocês junto as nossas
    crianças, nesta data especial de 83 anos de existência de nossa Escola.
    Parabéns!
    Continuem brilhantes !
    Marcelo Gardini.

    ResponderExcluir
  2. Cara colega e amiga Juçara.
    Não poderia deixar de parabenizá-la pelo seu trabalho junto aos seus alunos e alunas.
    É muito especial ler o q eles escreveram.
    Parabéns pelo compromisso profissional.
    Um abraço e votos de muito sucesso.
    Com estima e admiração,
    Marcelo Gardini.

    ResponderExcluir
  3. Cara Malu.
    Quero de forma sincera, registrar os meus agradecimentos pelo seu empenho, dedicação e competência enquanto Diretora, que não mediu esforços em proporcionar a Comunidade Escolar da E.E.Sandoval de Azevedo, esta oportunidade democrática, criando e "alimentado" este blog, que é algo muito especial,e onde podemos expor os trabalhos de nossos alunos, como forma de incentivo e valorização dos mesmos. E acompanhar as atividades ralizadas de outros colegas, de maneira respeitosa e como exemplo de trabalho pedagógico.
    É muito bom saber que existem pessoas como você!
    Seja muito feliz em todos os seus empreendimentos.
    Você sempre será uma profissional nota 10 (dez), e... com louvor!
    O meu abraço respeitoso e fraterno,
    deste sempre admirador,
    Marcelo Gardini.

    ResponderExcluir
  4. Parabéns, Sandoval! Você realmente não parou no tempo, é uma jovem de 83 anos. Prova disso, está aí, com a criação desse espaço para compartilhamos atividades que são desenvolvidas diariamente nas salas de aula e que agora terão a oportunidade de serem divulgadas. Com certeza irá motivar à todos, professores, alunos e famíliares. Que esse espaço perdure como o nome da nossa escola. Sucessos!!! Joyce Pianchão.

    ResponderExcluir
  5. DESEJO PARABENS AO SANDOVAL.

    FOI NO SANDOVAL QUE APRENDI TUDO O QUE SEI.

    AGRADEÇO AOS PROFESORES QUE TIVE
    A ONRA DE SER ALUNA.

    ESTE ANO O MEU PROFESOR É O MARCELO,E COM ELE APRENDI MUITAS COISAS.

    AGRADEÇO A DIRETORA MALÚ ,E A VISCE DIRETORA GERTRUDES.


    ALUNA, ENMILY CAMARGOS ABRANTES.


    IDADE, 10 ANOS.


    PROFESOR, MARCELO GARDINI.

    ResponderExcluir
  6. a escola sandoval de azevedo é a melhor escola do mundo. aluna yasmin idade 09 anos professor marcelo gardine de almeida

    ResponderExcluir
  7. no sandoval aprendi muintas coisas nao so a ler e a escrever mas aprendi a importancia de estudar e aprendi muinto com o professor marcelo. eu desejo a minha escola tudo de bom e um abraço a diretora e as minhas amigas renata isabela e andreza

    ResponderExcluir
  8. parbens a escola e principalmente a todos os funcionarios e professores, adorei conhecer o trabalho de voces, e percebi que educaçao feita com paixao e um grande diferencial!
    " educar é humanizar" chico de alencar

    Juliana Oliveira NF IIIC UEMG

    ResponderExcluir
  9. A escola Sandoval de Azevedo e uma escola muito boa e dedicada agradeço a todos de lá,e agradeço ao professor Marcelo que esta nos encinando a ser uma pessoa mais leal e dedicada agredeço tambem as minhas antigas professoras Marilene e Juçara.
    Obrigada,
    Renata Silva Costa
    sala do professor Marcelo 420

    ResponderExcluir
  10. lilia barbosa fae/uemg
    a escola é muito bonita,os trabalhos estão ótimos,achei interessante as dicas da nova gripe.
    parabéns pelos 83 anos de existência e pelo maravilhoso trabalho com os educandos.

    ResponderExcluir
  11. Parabéns a Escola Estadual Sandoval de Azevedo, pelos seus 83 anos de existência. Tenho convicção que a escola tem feito um trabalho maravilhoso com as crianças e é assim que deve ser feito, trata-las como "futuro da nossa nação".
    Quero agradecer pela oportunidade de participar do blog, e dizer que está sendo muito rico pra mim essa integração.
    Daniela Simplicio, FAE/UEMG - IIIC

    ResponderExcluir
  12. Querido amigo e professor Marcelo Gardini,
    Os profissionais de destaquefazem história, se aventuram,se apaixonam todos os dias pelo seu trabalho, e deixam que o conhecimento seja feito em conjunto,não de maneira solitária, porque nunca estarão sozinhos,pois estão cercados sempre de sucesso e admiração.Beijos de sua aluna e sempre ouvinte Patrícia Rodarte- FaE UEMG

    ResponderExcluir
  13. Meu nome é flávia e minha filha (Maria Júlia) vai estudar ai nesta escola estou com muita expectativa, e espero que formamos uma linda equipe (família-escola) conte sempre comigo e espero o mesmo de voçês.
    Abraços
    Flávia

    ResponderExcluir
  14. Estou prestes a fazer cinquenta ano. Recordo com saudade este educandário e enche-me de ternura as palavras do hino. Deveriam publicá-las. Penso que é mais ou menos assim: "Este tempo de ensino é um luzeiro, adorável, constante a brilhar. Na perene mais grata saudade, nos será esta casa um novo lar. Onde quer que nos leve o destino, a saudade conosco há estar. Bem gravada em nossa alma este hino, recordando este grupo escolar".
    Que Deus abênçoe todas as professoras que por aí passaram. As minhas: Ieda Goldoberto, Leila...

    ResponderExcluir
  15. CADÊ AS FOTOS DA PROFESSORA MARIA APARECIDA ?
    LARISSA E.SOARES

    ResponderExcluir
  16. hoje 8/06/10 é meu ultimo ano aqui. agradeço a todos da escola
    caio sala 512 prof ludmila

    ResponderExcluir
  17. Eu tenho 10 anos,estudo no Sandoval.Meu nome é Anna Luisa, participo de quase todas as apresentações da escola.É meu último e melhor ano nesta escola.Eu amo essa escola!!!!!

    ResponderExcluir
  18. 2010...É MEU ULTIMO ANO AQUI. LEMBRO DE 2006 QUANDO ENTREI NO SANDOVAL COM 7ANOS E, HOJE EM 20100 ESTOU AQUI COM QUASE 11 ANOS .NAO FOI FACIL CHEGAR AQUI POIS 5 PROFESSORAS ME DERAM TODA ESSA FORÇA :JULIA,JOYCE, ADRIANA MARQUES, LUCIA HELENA E FINALMENTE GRAÇA JUSTI.VOU DEIXAR ALGUNS COLEGAS ESTE ANO MAS TUDO QUE VI E APRENDI SERÁ GUARDADO NA MINHA MEMORIA. OBRIGADO POR TUDO SANDOVAL. JOÃO VICTOR SALA 511 PROFESSORA : GRAÇA JUSTI.

    ResponderExcluir
  19. Eu lucas freire que estudo nesta ecola e sou da sala 518,estudo de manhã,gostei muito dos comentários

    ResponderExcluir
  20. Olá, meu nome é Marcelle Fernanda Santos e estudei nesta maravilhosa escola à 21 anos atrás, do pré à 4ª série, e admito com orgulho que foi a melhor escola que eu já estudei, pois foi com ela que aprendi a ser uma pessoa culta e batalhadora.Parece que foi ontem, me lembro de todas as minhas professoras e de alguns alunos que estudaram comigo naquela época.
    Saudades!!

    ResponderExcluir
  21. Eu me chamo bruna da sala 518 é o meu ultimo ano aqui na escola com ela eu aprendi muitas coisas e graças a essa escola eu aprendi tudo...

    ResponderExcluir
  22. Ola!Parabens Sandoval!Agradeço a minha professora Virginia Sueli,a minha ex-professora Regina e a diretora Gertrude!Muito obrigada por tudo pelo que sei e pelo que saberei o que importa é que hoje agente pode fala:-Aprendi fração e etc com minha professora lá do Sandoval!!Bjs.
    Aluna,Jéssica Luiza Fiorin Rio
    Sala:08

    ResponderExcluir
  23. Parabéns Cidinha...feliz aniversário, meu filho e Juan de Almeida gosta muito de vc.

    FELICIDADES!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  24. Estudei no Sandoval de 1980 a 1984, e tenho muitas saudades. Bons tempos aqueles. Ana Paula.

    ResponderExcluir
  25. eu adoro sandovaldeazevedo. gustavo

    ResponderExcluir
  26. Oi colegas eu estudo ainda do Sandoval de Azevedo. Chamo gustavo tem uma otima diretora agora de manha ela se chama Gertrudes muito legal thauuuuuuuuuuuu.

    ResponderExcluir
  27. vou sentir muita falta da escola amo esdudar nela ja passei por 4 salas: Marilene,Julia,Marcelo e agora Valeria... Mas sei que valeu a pena estudar aqui

    ResponderExcluir
  28. vou sentir falta do prof.Marcelo Gardini quero que ele saiba que quem esta escrevendo isso pra ele e sua aluna Sarita que foi sua aluna em 2010 beijo professor Marcelo

    ResponderExcluir
  29. Adriana Marques da Silva26 de junho de 2011 às 22:19

    minha primeira escola....quantas lembranças... minha primeira professora Josabeth Moreira Lamas, diretora dona Ondina, todas as professoras que tive nesta escola que tanto me ensinou.que saudades! hoje tenho 40 anos mas lembro-me com alegria do tempo em que estudei nesta escola maravilhosa!lembro-me de colegas de classe como Laudislena, Ana Flavia, Yago, lembro-me de ensaios para as danças nas festividades,feira de ciencias...lembro-me ate do trabalho sobre plantas medicinais,da festa de despedida, como era tudo tão gostoso! Parabens a escola por se manter por tantos anos e por ser tao querida por que ja passou por aí. Hj nao moro mais em BH , ha muitos anos, mas nao me esqueço dass coisas boas que deixei aí. Parabens a todos!

    ResponderExcluir
  30. Tenho muitas saudades tive a feliz oportunidade de estudar nos meados dos anos 70 Diretora Ondina. Gostaria Muito de visitar um dia a escola. Abraços Samir

    ResponderExcluir
  31. Parabens Sandoval devo agrdeçer a Deus e a minha familia por ter me colocado ai mas que pena que e o meu ultimo ano na escola vou sentir falta e muita saudade

    ResponderExcluir