quinta-feira, 17 de setembro de 2015

PROJETO RECICLANDO O BRINCAR



Escola Estadual Sandoval de Azevedo
Professor de Educação Física Ubiratan Ruas




PROJETO RECICLANDO O BRINCAR



A reciclagem é o processo de reaproveitamento do lixo descartado, dando origem a um novo produto ou a uma nova matéria-prima com o objetivo de diminuir a produção de rejeitos e o seu acúmulo na natureza, reduzindo o impacto ambiental.
 Pratica-se, então, um conjunto de técnicas e procedimentos que vão desde a separação do lixo por material até a sua transformação final em outro produto.





Apesar de não ser a única medida a ser realizada para a diminuição do lixo produzido pela sociedade, a reciclagem possui um importante papel, uma vez que, além de reduzir a quantidade de rejeitos, também diminui a procura por novas matérias-primas. Dessa forma, quanto mais se recicla, mais se reaproveita e, consequentemente, menor é a necessidade de extrair novos materiais da natureza.



            Devido à grande quantidade de material reciclável que é desperdiçada a necessidade de intervenção nos fatores econômico, social, sanitário, ambiental e geográfico da população e na preservação do meio ambiente, o projeto “Reciclando o brincar” ira trabalhar o processo de seleção e reciclagem de materiais, despertando nos envolvidos a geração de novos valores frente aos problemas que nos cercam e assim colaborar para a construção de uma vida mais saudável e de um mundo melhor.

            Com isso, este projeto não se restringe a divulgação de informações e sim, conhecer e intervir na realidade do cotidiano dos alunos, de forma a criar novos valores e sentimentos que mudem as atitudes em relação à saúde do planeta e a todos os seres vivos.



OBJETIVOS GERAIS
   Reconhecer a matéria (lixo) como produto advindo dos recursos naturais, compreendendo a necessidade de aproveitamento, objetivando a integração e a harmonização entre ser humano e meio ambiente, para uma melhor qualidade de vida.
   Despertar na criança a capacidade de refletir a cerca dos lixos recicláveis

-ESPECÍFICOS
   Conhecer sobre o professo de seleção e reciclagem do lixo inorgânico
   Selecionar o lixo que pode ser reciclado
    Reciclar para evitar desperdício e preservar o meio ambiente
    Transformar o lixo em objetos úteis
  Conscientizar sobre a diversidade de materiais que podem ser reciclados
   Apreciar e refletir sobre o produto final



METODOLOGIA
Por se tratar de um projeto destinado a crianças do Ensino Fundamental, iremos trabalhar a partir do conhecimento prévio e utilizar da leitura de mundo para estimular o desenvolvimento cultural, pedagógico e social dos alunos.



O conteúdo terá ênfase nos seguintes aspectos:
- Música (Bandinha de sucata)
- Brinquedos e brincadeiras com materiais recicláveis
- Vídeos educativos relacionados à reciclagem
- Discussão e debate com os alunos sobre o tema.



CONCLUSÃO
            A reciclagem é um processo fundamental. Ela ajuda a manter o equilíbrio ecológico da natureza, uma vez que os objetos sólidos têm longos tempos de decomposição.
            


 Pode-se proporcionar aos alunos uma grande diversidade de experiências e ensinar-lhes formas de participação, para que possam ampliar a consciência sobre as questões relativas ao meio ambiente. A educação é, na verdade, o caminho fundamental, o meio único de conduzir a população ao imprescindível grau de sensibilização para proteger e preservar o meio ambiente.



Referências bibliográficas



CARVALHO, Isabel Cristina de Moura. Educação Ambiental: A formação do sujeito ecológico. São Paulo: Cortez, 2004.

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E CULTURA. Referenciais para a Formação de Professores (parte II). Brasília, 2002.

MOREIRA, Marco Aurélio. A teoria da aprendizagem significativa e sua implementação em sala de aula.  Brasília: Editora da Universidade de Brasília, 2006.



Nenhum comentário:

Postar um comentário