PLANO DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA - IncluAÇÃO
DADOS DE IDENTIFICAÇÃO
Nome:
E.E.SANDOVAL DE AZEVEDO
Público
Alvo: 3º ano e 4º ano
Tema:
Alfabetização e Matemática
Título:
IncluAÇÃO
Responsável:
Supervisora Soraya Souza
Soares
Problematização:
As análises
dos resultados da Avaliação diagnóstica/2014 permitiram o diagnóstico dos
entraves da alfabetização, letramento e matemática das turmas dos 3º ano e 4º
ano, apresentando dificuldades em Língua Portuguesa: leitura, escrita de
palavras, frases e de pequenos textos como: bilhete e convite. Na área de
Matemática enfatizamos a resolução de operações de Adição e subtração com
dezenas e ou centenas.
Diante,
destas dificuldades de construção do conhecimento pleno proposto pelos aportes
legais e institucionais de nossa escola, resolvemos implantar nestas turmas um
Plano de intervenção intitulado “IncluAÇÃO”.
Justificativa:
Os
resultados da Avaliação diagnóstica de 2014 mostraram que grande parte de
nossos alunos não tem atingido desempenho suficiente, na alfabetização,
letramento e domínios matemáticos. Neste contexto, focamos como eixo de
trabalho para elaboração de um plano de intervenção o desempenho escolar do 3º
e 4º ano. Diante das dificuldades detectadas o Projeto de Intervenção: IncluAÇÃO foi construído com objetivo
de estabelecer um acompanhamento a todos os alunos que apresentam déficit no
processo de aprendizado, implantando ações que possibilitam sua extinção e
melhorem os resultados das avaliações externas como o PROALFA e PROEB. Portanto, o Plano de Intervenção: IncluAÇÃO está em consonância com a Lei
de Diretrizes e Base da Educação Nacional 9394/96 e respaldado nas capacidades
sugeridas nas referidas avaliações externas.
Objetivos: Melhorar a qualidade do ensino nos Anos
Iniciais e Complementar do Ensino Fundamental (3º e 4° ano), na Escola Estadual
Sandoval de Azevedo elevando os índices de aprendizagem nas avaliações internas
e externas.
Fundamentação Teórica:
Projetar
relaciona-se aos planos de realizar intencionalmente, assim, a projeção
constitui-se uma ação marcada pela historicidade social, pela produção humana
da vida material e cultural, que parte da avaliação. Onde aferir a proficiência
parte da reflexão de determinada realidade, visto que os dados e informações
gerados pela avaliação possibilitam um julgamento que conduz a uma tomada de
decisão. E é embasado neste conceito
que a o Plano de Intervenção: IncluAÇÃO aborda suas ações sobre
alfabetização, letramento e matemática, nele dois pontos são essenciais surge
da problemática da realidade e o compromisso de intervir.
Durante
muito tempo a alfabetização foi concebida de diversos modos ao longo da
história. A partir do início da década de 80, as proposições do pensamento
construtivista introduzidas no Brasil, difundido pela pesquisadora Argentina
Emília Ferreiro e colaboradores, trouxe uma significativa mudança nos
pressupostos e objetivos na área da alfabetização, alterando a concepção do
processo de aprendizagem, uma vez que deslocou o eixo das discussões dos
métodos de ensino para o processo de aprendizagem da criança, ou seja, dirigiu
o debate não mais apenas a como se ensina, mas principalmente sobre como se
aprende.
Hoje, no
entanto, a alfabetização é compreendida quando o sujeito é capaz de ler e
escrever textos com autonomia, participando ativamente de diferentes situações
em que a escrita está presente. Estudos comprovam que antes de escreverem
convencionalmente, as crianças têm oportunidades, de internalizar as
características dos gêneros textuais com que se familiarizam. E esse
aprendizado é fundamental para que, o domino da escrita alfabética exerça, de
forma cada vez mais plena, a condição de cidadãos letrados.
"(...)
Ler não é decifrar palavras. A leitura é um processo em que o leitor realiza um
trabalho ativo de construção do significado do texto, apoiando-se em diferentes
estratégias, como seu conhecimento sobre o assunto, sobre o autor e de tudo que
sabe sobre a linguagem escrita e o gênero em questão”. (RCNEI, 1998, p.144)
Considerando
os fundamentos teóricos que embasam o plano de intervenção o trabalho
diversificado é de suma relevância nos aspectos biopsicossociais, por isso, o
plano aderiu um trabalho com sequências didáticas, que permite a elaboração de
contextos de produção de forma precisa, por meio de atividades e exercícios
múltiplos e variados com a finalidade de oferecer aos alunos noções, técnicas e
instrumentos que desenvolvam suas capacidades de expressão oral e escrita em
diversas situações de comunicação, (Dolz, 2004), bem como na linguagem
Matemática.
Nesta
perspectiva, a Matemática move-se quase
exclusivamente no campo dos conceitos abstratos e de suas inter-relações.
Sendo, componente importante que fomenta a autonomia e o exercício da cidadania
com responsabilidade, e neste sentido, a escola deve envolver as crianças com
atividades matemáticas onde elas possam construir a aprendizagem de forma
significativa, colocando-as diante de situações envolventes que lhe sejam
problemáticas, interessantes, desafiantes e, ao mesmo tempo, que sejam capazes
de estimulá-la a aprender.
“A atividade matemática escolar não é um olhar
para as coisas prontas e definidas, mas a construção e a apropriação de um
conhecimento pelo aluno, que se servira dele para compreender e transformar sua
realidade”, (PCN: Matemática, p.19, 2001).
Nesse
ínterim, esta proposta de trabalho interdisciplinar com atividades
diversificadas se pautada na valorização de atividade colaborativas e coletivas
que viabilizem a expressão dos sujeitos envolvidos, a confrontação das
hipóteses e ideias, através do lúdico.
Estratégias de ação:
A intervenção proposta pela supervisora Soraya, com fins específicos de
atender as necessidades diagnosticadas e encontrar alternativas que possam
viabilizar o ensino aprendizado nos 3° e 4° anos, fundamenta-se em atividades
diversificadas sugeridas pela própria Matriz Curricular dos referidos
anos.
Língua Portuguesa:
•
Atividades de apropriação do sistema de escrita: reconhecerem
o alfabeto em suas diferentes formas de apresentação gráfica, o valor funcional
das letras- relações fonema-grafema (sons/letras);
•
Trabalho com diversidade textual: ampliação da compreensão
dos usos e funções da linguagem escrita por meio da audição de muitos textos
como histórias, notícias, poemas e anedotas, trava-línguas, cantigas,
parlendas;
•
Atividades de exploração de rimas, acréscimo/subtração ou
substituição de sons para formar novas palavras, identificação e comparação da
quantidade de letras e sílabas, variação da posição das letras na escrita das
palavras, ordem alfabética, e jogos de memória, bingo, etc.;
•
Explorar materiais diversos: livros de literatura, revistas
em quadrinhos, dicionários e enciclopédias, sendo incentivados a visitar a
biblioteca e o cantinho de leitura da sala ou fora dela;
•
Atividades para o domínio progressivo das regularidades e das
irregularidades ortográficas da língua portuguesa: uso de dicionário; jogos
ortográficos como palavras cruzadas, charadas e caça-palavras;
•
Produção de textos úteis: bilhetes, convites, cartas,
avisos, regras de jogos e suas brincadeiras, além de histórias, etc.;
•
Produções textuais coletivas ou individuais de gêneros
diversificados;
•
Exploração de estratégias como: leitura em voz alta,
recitação de poemas ou interpretação cênica de histórias escritas.
Matemática:
•
Realização
de contagens: em agrupamentos, dispostos de maneira uniforme ou não,
diversificar os atributos dos objetos a serem contados, tais como formas,
tamanhos e cores, etc.;
•
Reconhecimento
do Sistema de numeração decimal;
•
Representação
numérica relativa à contagem realizada utilizando o símbolo gráfico pertinente;
•
Atividades
de exploração de sequências numéricas;
•
Resolver
situações problemas contextualizadas no universo culturalmente conhecido pelo
aluno que envolva as operações de adição e subtração: jogos, brincadeiras e
outras estratégias podem auxiliar no cálculo mental;
•
Associação
de objeto a representação plana em atividades de manipulação dos objetos e representações
de figuras geométricas pela forma e a observação do objeto e da figura como um
todo;
•
Análise
de formas visando à identificação de semelhanças e diferenças entre as figuras
geométricas planas discriminação visual, memória visual, decomposição de campo,
conservação de forma e tamanho, coordenação visual-motora e equivalência por
movimento: quebra-cabeças com formas geométricas, Tangran, bloco - lógicos,
embalagens, mosaicos, uso de réguas, formas geométricas feitas em papel-cartão,
etc.
•
Identificação
e comparação de cédulas do sistema monetário brasileiro em brincadeiras de
representações de supermercado, livraria, sorveteria etc., usando réplicas de
cédulas e moedas;
•
Identificação
de instrumentos de medição de tempo e de exploração de situações do cotidiano
do aluno;
•
Identificação
de instrumentos de medição como metro, centímetro, litro, mililitro, quilograma
e grama.
•
Organização
de quantidades em tabelas simples e a exploração de gráficos de colunas:
registro, em tabelas, de pontuação de jogos, de listagem de preços de objetos,
de preferências por brinquedos ou brincadeiras representados por tabelas,
quantidades de alunos com certa idade, preferência de alimentos entre os
colegas, quantidade de pontuação de alguns times/equipes em determinado campeonato,
entre outros.
•
Compreensão
do sistema de numeração decimal e do sistema: jogos de valores, de boliche com
pinos;
•
Identificação
de ordem crescente e decrescente, etc.
Avaliação:
Será realizada diariamente através da
análise das atividades feitas pelos alunos, priorizando uma constante reavaliação
durante toda a execução do Projeto.
Referência: Matriz Curricular do Estado de Minas Gerais
do 3º e 4° anos
Belo Horizonte, 17 de fevereiro de 2014.
Cronograma:
FEVEREIRO
Início: 17/02/2014
|
MARÇO
|
ABRIL
|
MAIO
|
Língua
Portuguesa
Análise da avaliação diagnóstica com os
alunos e com os pais na reunião de Pais X Mestres
|
Língua
Portuguesa
Bilhete (3°)
Convite (4º)
Matemática
Sistema de numeração decimal
Situações-problema
(adição e subtração)
|
Língua
Portuguesa
Bilhete (3°)
Convite (4º)
Matemática
História do TANGRAN
Sólidos Geométricos
Situações-problema
(adição e subtração)
|
Língua
Portuguesa
Cartas
Matemática
Sistema monetário
Gráficos e tabelas
Situações-problema
(adição e subtração)
|
SETEMBRO
|
OUTUBRO
|
NOVEMBRO
|
DEZEMBRO
Término:
05/12/14
|
Língua
Portuguesa
Histórias
Matemática
Medidas de comprimento
(metro e centímetro)
Situações-problema
(adição e subtração)
|
Língua
Portuguesa
Histórias
Matemática
Medidas de capacidade
(litro e mililitro)
Situações-problema
(adição e subtração)
|
Língua
Portuguesa
Contos
Matemática
Medidas de massa
(quilograma e grama)
Situações-problema
(adição e subtração)
|
Língua
Portuguesa
Simulado
Matemática
Simulado
|
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirParabéns, Soraya!
ResponderExcluirRealmente é uma ação que pode e deve ser seguida por todos aqueles que acreditam que sempre há algo a mais a fazer pela aprendizagem dos alunos.