sexta-feira, 4 de março de 2011

Para pais e educadores


A IMPORTÂNCIA DOS CONTOS DE FADAS, DAS FÁBULAS E DAS LENDAS NO DESENVOLVIMENTO LÚDICO E CULTURAL DAS CRIANÇAS
por: Patricia Alves dos Santos. 27/02/2011


Ouvir muitas, muitas e muitas histórias é importante para a formação de qualquer criança. Escutá-las é o início da aprendizagem para ser um leitor, e ser leitor é ter um caminho infinito de descobertas e de compreensão do mundo.
Os Contos de Fadas, têm se perpetuado há milênios, principalmente através da tradição oral. Pode-se dizer que os contos de fadas reinterpretam questões como: conflitos, valores, amores, medos, dificuldades, sofrimentos e carências. Misturando realidade e fantasia, preparando as crianças para a vida, através da demonstração de que passamos por momentos difíceis para chegar aos bons. Este gênero textual interfere na imaginação infantil, auxiliando no seu desenvolvimento através do ensinamento de que se deve persistir em busca de seus objetivos, mesmo enfrentando situações complicadas, também auxilia no aprendizado de valores e na diferenciação entre o bem e o mal.
As Fábulas (do latim fari = falar; do grego Phao = contar algo) referem-se a pequenos textos com duas partes: história e moral. Nas fábulas é comum a humanização dos animais, personagens que vivenciam a história com o objetivo de transmitir algum ensinamento moral. Este gênero textual interfere, principalmente, na formação cultural da criança, pois as fábulas sempre mostram quais os comportamentos mais aceitos e adequados para se viver em sociedade. Ao se trabalhar com este gênero textual, devemos tomar cuidado, pois as fábulas podem trazer um caráter acrítico e descontextualizado em relação aos objetivos de uma educação progressista, pois podem vir carregadas com as concepções hegemônicas da sociedade, reproduzindo também seus preconceitos, anacronismo e provincianismos.
As Lendas são tradicionalmente de comunicação oral, fruto da imaginação das pessoas em busca de esclarecimento de fatos, histórias que misturam realidade e ficção a fim de se explicar o desconhecido. Este gênero textual envolve muita ludicidade. No imaginário infantil sempre fica a dúvida, se o conto é real ou não, interferindo com o psicológico e com a preparação para enfrentar o desconhecido.
Quanto maior a presença dos diferentes gêneros textuais na infância, melhor será o desenvolvimento da criança e a sua formação cultural e lúdica, as histórias auxiliam na mediação de conflitos e preparam melhor para uma vida adulta, e também na formação de leitores críticos que busquem compreender melhor os diferentes aspectos da realidade.





Um comentário:

  1. Nossa que emoção encontrar o blog de minha linda escola! Fui aluna do Sandoval foram os melhores anos de minha vida.Tem um pinheiro lá onde ficava antigamente o pré-primário eu era aluna da professora Fatima Suely e ela escolheu no dia da arvore dois aluno para plantar a arvore.Eu e Thiago meu amigo que não vejo a anos.Devo o que sou a esta escola maravilhosa.Auxiliadora foi minha professora na primeira serie, e dona Aparecida na quarta série.Que saudades da professorinha...conto sempre aos meus filhos.

    Um abraço a todos

    ResponderExcluir