terça-feira, 17 de agosto de 2010

A turma do 5º ano/ 1º turno

Olimpíada de Língua Portuguesa


Os alunos do 5º ano da Escola Estadual Sandoval de Azevedo preparam-se para participar da Olimpíada de Língua Portuguesa, produzindo poemas com o tema: “O lugar onde eu vivo”. Foram selecionadas três produções de cada turma para serem apresentadas à comissão julgadora da escola, composta pela diretora Gertrudes, vice-diretora Regina, supervisora Helenita, professor Marcelo e professora Nadir. Essa comissão foi responsável pela escolha de um poema que representará a escola na Olimpíada.


Apresentamos abaixo uma pequena amostra do trabalho realizado por professores e alunos do 5º ano:



A cidade que eu moro


O essencial é saber ver,

Saber ver sem estar a pensar

Saber ver quando se vê

E nem pensar quando se vê.


Saber ver a beleza do Belo Horizonte

Uma beleza imensa

Cheio de flores

Repleto de amores.


Não há cidade mais bonita

Do que Belo Horizonte!

Não preciso me gabar,

Para isso é só pensar!

Joice Lopes dos Reis/ Professora Virginia, turma 508.



Minas Gerais


Minas Gerais

o estado dos minerais.

Linda de se morar

e calma para ficar.


Muito barulho,

nem pensar!

E fumaça,

polui o ar.


A comida de Minas Gerais

é a melhor que tem.

Feijoada e cocada

e a galinha assada,

frango e caqui,

a melhor que eu já comi!

Edson Ferreira Lima, turma 517.



O lugar que está guardado em meu coração


O lugar onde eu queria morar

Uma casinha na roça

Entre as montanhas gerais e as minas minerais.


Mas eu moro aqui no centrão localizado em Minas Gerais

Em BH onde fica o Mineirão


As cidades daqui de Minas são cheias de terra, cheias de vida.

Pra mim fica acima de Olinda


O lobo Guará os turistas vem conhecer

E ficam encantados de ver.


Ouro Preto fica aqui

Cidade histórica do Brasil

Todos vão ficar pra cá

E se deslumbrar de tanta natureza encontrar.


Vem pra cá, que eu vou te orientar

E mais cidades mostrar.

De Almenara à Uberaba, você vai gostar.


De cada lugar tirei uma estrofe

E esse próximo verso tirei dos brasileiros

Que moram nessa imensidão

Minas Gerais sempre vou guardar no meu coração!

Giselle Cristine, turma 512, Professora Ludimila.



Minas Gerais, a terra bonita


Onde vivo

tem montanhas

O céu é mais azul

e a água cristalina


Oh! Minas Gerais

Terra bonita

cheia de encantos

maravilhosa por seu relevo.


O ouro é mais brilhante,

o diamante é mais branco

a noite é mais escura


Que linda, oh! Terra mineira

As árvores são mais verdes

os rios têm mais água cristalina

Orgulhamos por essa Terra

nesse imenso Brasil


Onde vivo tem serras

Tem montanhas

O verde predomina

nessa terra de Minas.

João Vitor Viana Vieira, turma 511.



Belo Horizonte

Cidade bela


Belo Horizonte,

Cidade cheia de graça

Tão grande que habita

pessoas de todo tipo!


Belo horizonte,

a de riquezas monumentais

e originais.

Belo Horizonte,

onde corta seus horizontes

de norte a sul.


Eu que moro em Belo Horizonte

pretendo ficar até casar!

Venha visitar!

Que eu tenho certeza que vai gostar!

Helber, turma 509, Professora Valéria


Grande Belo Horizonte


Grande Belo Horizonte

que de alegria

tem um monte.

Montes de folia.


Grande metrópole

que em suas serras

a beleza é o que impressiona,

cativa e emociona.


Belo Horizonte

centro gastronômico.

aqui se encontra

alimentação sensacional

no Mercado Central.


Aqui a lua é maior

As estrelas brilham mais

escondidas nas montanhas

no belo horizonte.

Ivan vitor Ferreira, Professora Fátima, turma 518.





Nenhum comentário:

Postar um comentário