terça-feira, 22 de setembro de 2009

Chegada da primavera!


Primavera

Cecília Meireles

A primavera chegará, mesmo que ninguém mais saiba seu nome, nem acredite no calendário, nem possua jardim para recebê-la. A inclinação do sol vai marcando outras sombras; e os habitantes da mata, essas criaturas naturais que ainda circulam pelo ar e pelo chão, começam a preparar sua vida para a primavera que chega.

Finos clarins que não ouvimos devem soar por dentro da terra, nesse mundo confidencial das raízes, — e arautos sutis acordarão as cores e os perfumes e a alegria de nascer, no espírito das flores.

Há bosques de rododendros que eram verdes e já estão todos cor-de-rosa, como os palácios de Jeipur. Vozes novas de passarinhos começam a ensaiar as árias tradicionais de sua nação. Pequenas borboletas brancas e amarelas apressam-se pelos ares, — e certamente conversam: mas tão baixinho que não se entende.

Oh! Primaveras distantes, depois do branco e deserto inverno, quando as amendoeiras inauguram suas flores, alegremente, e todos os olhos procuram pelo céu o primeiro raio de sol.

Esta é uma primavera diferente, com as matas intactas, as árvores cobertas de folhas, — e só os poetas, entre os humanos, sabem que uma Deusa chega, coroada de flores, com vestidos bordados de flores, com os braços carregados de flores, e vem dançar neste mundo cálido, de incessante luz.

Mas é certo que a primavera chega. É certo que a vida não se esquece, e a terra maternalmente se enfeita para as festas da sua perpetuação.

Algum dia, talvez, nada mais vai ser assim. Algum dia, talvez, os homens terão a primavera que desejarem, no momento que quiserem, independentes deste ritmo, desta ordem, deste movimento do céu. E os pássaros serão outros, com outros cantos e outros hábitos, — e os ouvidos que por acaso os ouvirem não terão nada mais com tudo aquilo que, outrora se entendeu e amou.

Enquanto há primavera, esta primavera natural, prestemos atenção ao sussurro dos passarinhos novos, que dão beijinhos para o ar azul. Escutemos estas vozes que andam nas árvores, caminhemos por estas estradas que ainda conservam seus sentimentos antigos: lentamente estão sendo tecidos os manacás roxos e brancos; e a eufórbia se vai tornando pulquérrima, em cada coroa vermelha que desdobra. Os casulos brancos das gardênias ainda estão sendo enrolados em redor do perfume. E flores agrestes acordam com suas roupas de chita multicor.

Tudo isto para brilhar um instante, apenas, para ser lançado ao vento, — por fidelidade à obscura semente, ao que vem, na rotação da eternidade. Saudemos a primavera, dona da vida — e efêmera.


Texto extraído do livro "Cecília Meireles - Obra em Prosa - Volume 1", Editora Nova Fronteira - Rio de Janeiro, 1998, pág. 366.



As professoras Dalva (203) Marilene (204) Rose (208) Comemoraram a chegada da primavera com grande animação! Confiram as fotos das crianças durante a apresentação.








 

Literatura- Pinóquio

Como é bom  saber que os alunos da turma 420, professor Marcelo Gardini, após leitura do livro Pinóquio, realizaram  coletivamente, com  muito entusiasmo, rimas sobre a mentira.


Mais uma vez esta turma brilhou! Parabéns!

 Quem mente
não é competente.

                                              Mentira, mentirinha
                                              tem a perna bem curtinha.

Quem mente 
não  não pode ser semente.
                                                                           Mentira, mentirão
                                                                           quem mentir é
                                                                           um bobão.
Quem  mente 
não é prudente                                          Quem é clemente
                                                                       não mente.


Literatura - Peter Pan

Que legal!
Após leitura do livro Peter-Pan, os alunos do 4º ano, turma 420, do professor Marcelo Gardini, discutiram e refletiram sobre o livro em questão e escreveram coletivamente este comentário muito interessante.



    É muito importante viver a infância, ouvindo histórias, brincando, sonhando e aprendendo, pois isto faz parte de uma lição que merece ser considerada em nossas vidas, para o nosso bem-estar futuro.




                                                                   Parabéns turma 420!



Uma Interação Especial!!!

O Trabalho de literatura desenvolvido na turma 420, classe do professor Marcelo Gardini, teve a colaboração pedagógica da vice-diretora Gertrudes, que apresentou para a turma a biografia dos Irmãos Grimm. A aula foi desenvolvida de forma especial com grande assimilação pelos alunos. Após a apresentação feita por Gertrudes os alunos fizeram leitura  e interpretação do texto por ela elaborado. Este trabalho realizado nesta turma está dando excelentes frutos.
Parabéns professor Marcelo pela parceria!
Parabéns Gertrudes, pela disponibilidade e competência pedagógica!











Jacob (primeiro plano, à direita) e Wilhelm Grimm.

domingo, 20 de setembro de 2009

Educação dos filhos

Palestra ministrada pelo médico psiquiatra Dr. Içami Tiba,
em Curitiba, 23/07/08.
O palestrante é membro eleito do Board of Directors of the International Association of Group Psychotherapy. Conselheiro do Instituto Nacional de Capacitação e Educação para o Trabalho "Via de Acesso". Professor de cursos e workshops no Brasil e no Exterior.
Em pesquisa realizada em março de 2004, pelo IBOPE, entre os psicólogos do Conselho Federal de Psicologia, os entrevistados colocaram o Dr. Içami Tiba como terceiro autor de referência e admiração - o primeiro nacional.



  • 1º- lugar: Sigmund Freud;
  • 2º- lugar: Gustav Jung;
  • 3º- Lugar:  Içami Tiba  

  • 1. A educação não pode ser delegada à escola. Aluno é transitório. Filho é para sempre.

    2. O quarto
    não é lugar para fazer criança cumprir castigo. Não se pode castigar com internet, som, TV, etc.

    3. Educar
    significa punir as condutas derivadas de um comportamento errôneo. Queimou índio pataxó, a pena (condenação judicial) deve ser passar o dia todo em hospital de queimados.

    4. É preciso confrontar
    o que o filho conta com a verdade real. Se falar que professor o xingou, tem que ir até a escola e ouvir o outro lado, além das testemunhas.
     
    5. Informação é diferente de conhecimento..
    O ato de conhecer vem após o ato de ser informado de alguma coisa. Não são todos que conhecem. Conhecer camisinha e não usar significa que não se tem o conhecimento da prevenção que a camisinha proporciona.

    6. A autoridade deve ser compartilhada entre os pais.
    Ambos devem mandar. Não podem sucumbir aos desejos da criança. Criança não quer comer? A mãe não pode alimentá-la. A criança deve aguardar até a próxima refeição que a família fará. A criança não pode alterar as regras da casa. A mãe NÃO PODE interferir nas regras ditadas pelo pai (e nas punições também) e vice-versa. Se o pai determinar que não haverá um passeio, a mãe não pode interferir. Tem que respeitar sob pena de criar um delinqüente.
     
    7.
    Em casa que tem comida, criança não morre de fome . Se ela quiser comer, saberá a hora. E é o adulto quem tem que dizer QUAL É A HORA de se comer e o que comer.

    8. A criança
    deve ser capaz de explicar aos pais a matéria que estudou e na qual será testada. Não pode simplesmente repetir, decorado. Tem que entender.

    9. É preciso transmitir aos filhos a idéia de que temos de
    produzir o máximo que podemos. Isto porque na vida não podemos aceitar a média exigida pelo colégio: não podemos dar 70% de nós, ou seja, não podemos tirar 7,0.

    10. As drogas e a gravidez indesejada
    estão em alta porque os adolescentes estão em busca de prazer. E o prazer é inconseqüente.

    11. A gravidez
    é um sucesso biológico e um fracasso sob o ponto de vista sexual.

    12. Maconha
    não produz efeito só quando é utilizada. Quem está são, mas é dependente, agride a mãe para poder sair de casa, para fazer uso da droga . A mãe deve, então, virar as costas e não aceitar as agressões. Não pode ficar discutindo e tentando dissuadi-lo da idéia. Tem que dizer que não conversará com ele e pronto. Deve 'abandoná-lo'.

    13. A mãe
    é incompetente para 'abandonar' o filho. Se soubesse fazê-lo, o filho a respeitaria. Como sabe que a mãe está sempre ali, não a respeita.

    14. Se o pai
    ficar nervoso porque o filho aprontou alguma coisa, não deve alterar a voz. Deve dizer que está nervoso e, por isso, não quer discussão até ficar calmo. A calmaria, deve o pai dizer, virá em 2, 3, 4 dias. Enquanto isso, o videogame, as saídas, a balada, ficarão suspensas, até ele se acalmar e aplicar o devido castigo.

    15. Se o filho
    não aprendeu ganhando, tem que aprender perdendo..

    16. Não pode prometer
    presente pelo sucesso que é sua obrigação. Tirar nota boa é obrigação. Não xingar avós é obrigação. Ser polido é obrigação. Passar no vestibular é obrigação. Se ganhou o carro após o vestibular, ele o perderá se for mal na faculdade.

    17. Quem educa
    filho é pai e mãe. Avós não podem interferir na educação do neto, de maneira alguma. Jamais. Não é cabível palpite. Nunca..

    18. Se a mãe
    engolir sapos do filho, ele pensará que a sociedade terá que engolir também.

    19. Videogames
    são um perigo: os pais têm que explicar como é a realidade, mostrar que na vida real não existem 'vidas', e sim uma única vida. Não dá para morrer e reviver. Não dá para apostar tudo, apertar o botão e zerar a dívida.

    20. Professor
    tem que ser líder. Inspirar liderança. Não pode apenas bater cartão.

    21. Pais e mães
    não pode se valer do filho por uma inabilidade que eles tenham. 'Filho, digite isso aqui pra mim porque não sei lidar com o computador'. Pais têm que saber usar o Skype, pois no mundo em que a ligação é gratuita pelo Skype, é inconcebível pagarem para falar com o filho que mora longe.

    22. O erro
    mais freqüente na educação do filho é colocá-lo no topo da casa. O filho não pode ser a razão de viver de um casal. O filho é um dos elementos. O casal tem que deixá-lo, no máximo, no mesmo nível que eles. A sociedade pagará o preço quando alguém é educado achando-se o centro do universo.

    23. Filhos
    drogados são aqueles que sempre estiveram no topo da família.

    24. Cair na conversa do filho
    é criar um marginal. Filho não pode dar palpite em coisa de adulto. Se ele quiser opinar sobre qual deve ser a geladeira, terá que mostrar qual é o consumo (kWh) da que ele indicar. Se quiser dizer como deve ser a nova casa, tem que dizer quanto isso (seus supostos luxos) incrementará o gasto final.

    25. Dinheiro 'a rodo'
    para o filho é prejudicial. Mesmo que os pais o tenham, precisam controlar e ensinar a gastar.

Frase: "A mãe (ou o pai!) que leva o filho para a escola, não vai buscá-lo na cadeia..."

sexta-feira, 18 de setembro de 2009

Selinho

                                             
Selinho recebido da 
professora Joyce blog
                                                          http://joycepianchao.blogspot.com/
 
Obrigada Joyce! Adorei!

quarta-feira, 16 de setembro de 2009

Turma 107

Os alunos da professora, Sandra, comemoração o dia do soldado em grande estilo.
Observem a foto da turminha de 6 anos.



 Clique na foto para ampliá-la

Trabalhando as cantigas de roda

Este trabalho tem como objetivo:
  • Identificar os elementos que caracterizam a cantiga de roda(versos, estrofes, rima)
  • Desenvolver a oralidade.
  • Resgatar uma brincadeira do tempo da vovó.
  • Ampliar o vocabulário infantil. 
Observem os alunos da professora, Rose, sala 308, durante o desenvolvimento de uma das atividades do projeto.
                                                      

domingo, 13 de setembro de 2009

Sala 106- Professora Nátala


Os alunos da professora Nátala, 1º ano, 6 anos, após pesquisarem sobre os meios de transporte, confeccionaram, com sucata, vários meios de transporte. Vejam abaixo o resultado.


sexta-feira, 11 de setembro de 2009

Turma 402 - Professor Marcelo Gardini

A turma 420, do Professor Marcelo Gardini, promoveu um trabalho bastante interessante, a partir de uma aula de Educação Artística, onde seus alunos deveriam, contornar, colorir, recortar e colar gravuras do Bambi e do Soldadinho de Chumbo.
Houve questionamentos sobre tais gravuras. Então, foi sugerido a leitura das histórias destes personagens em questão.
Após questionamentos, lançou-se para os alunos as perguntas:

E se você fosse o Soldadinho de Chumbo?

Qual o Conselho que você daria ao Bambi?

Abaixo algumas respostas da " enquete" propos
ta.


Se eu fosse o Soldadinho de Chumbo...
Eu ia tentar mudar o comportamento da boneca saltitante e ajudaria os meus amigos, além de conquistar o coração de minha amada bailarina.
E... seria feliz, muito feliz...
Matheus Henrique Marinho Melo

Eu lutaria pela bailarina se realmente eu estivesse apaixonado. mas não iria lutar através da violência, mas, sim, pelas ações amorosas que são as principais para se conquistar um coração.
Yasmim Betônico

Eu lutaria pelo meu amor, pela bailarina buscando encantá-la e oferecendo-lhe o que há de melhor em meu coração.
Arthur Henrique

Eu seria o melhor amigo do boneco Saltitante. Evitaria brigas e atritos, seria um soldado da paz.
E teria também o amor da balarina.

Arthur Caetano Silveira

Salvaria o Palhaço Saltitante do fogo e cuidaria dele, mostrando-lhe que sou amigo.
Seria o Soldadinho da harmonia entre todos e teria o amor eterno da bailarina.
Brunna Bueno Arruda









Desenho de William Alves






Qual conselho que você daria ao Bambi?


Eu queria que ele fosse mais pensativo e pensasse:
_ Por que não reunimos o bando e botamos este caçador para correr?
Ninguém mexe com minha mãe!

William Alves

Meu conselho é que o Bambi protegesse sua prima de um veado que queria se casar com ela, pois ela é indefesa e frágil...
Adriano

Para que ele ficasse feliz e vivesse a vida novamente, mesmo com a morte de sua mãe, a vida continua e ele deve seguir a vida com prazer de viver.
Andreza Luiza Vieira

Lutar contra os caçadores e salvar mães, pais e filhos, assim como outros animais.
Eliza Maria Costa de Castro





quinta-feira, 3 de setembro de 2009

IDEB

Entre no link http://educarparacrescer.abril.com.br/nota-da-escola/
Você vai saber o resultado de todas as escolas estaduais e municipais do Brasil

No Brasil, toda escola de educação básica tem uma nota de 0 a 10, ela é chamada de IDEB (indice de desenvolvimento da educação básica).Este indicador foi criado pelo MEC para medir a qualidade do ensino nas escolas do Brasil. A cada dois anos, o MEC divulga uma nova nota.

Para uma escola ser considerada de bom nível,ela precisa ter uma nota igual ou superior a 6. Infelizmente a maioria das escolas brasileiras está longe desta nota.

O resultado mais recente aponta a média de 4,2 para as séries iniciais do Ensino Fundamental e 3,8 para as últimas séries do Ensino Fundamental.

A meta é que em 2022 a média do Brasil seja igual ou superior a 6.

O IDEB revela se os alunos da escola pública estão aprendendo o que precisam na idade certa.


Média da Escola Estadual Sandoval de Azevedo 6,1

Parabéns a todos envolvidos nesta vitória!